1° Encontro do CAU/DF foi um sucesso em 2012!

Primeiro evento realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal reuniu cerca de 370 pessoas, em um evento de confraternização com profissionais Arquitetos e urbanistas do Distrito Federal se reuniram no último dia 6 de agosto, às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), para apresentar a composição do novo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), em uma solenidade marcada pela emoção. “Estamos juntos para celebrar e homenagear os esforços de todos os que contribuíram para a criação do CAU”, disse o presidente do CAU/DF, Alberto de Faria, em seu discurso de abertura.

O evento contou com a presença do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro; do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Seção Distrito Federal, Paulo Henrique Paranhos; do presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Jeferson Roselo Mota Salazar; do deputado distrital Rôney Nemer, e do Secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedahb), Geraldo Magela. “Terei o maior prazer de participar de todas as atividades e debates do CAU/DF”, afirmou o deputado Rôney Nemer.

O público assistiu a palestra do arquiteto e conselheiro do CAU/DF, Ricardo Meira, sobre o SICCAU – Sistema de Informações e Comunicação dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo. O site do Conselho (www.caudf.org.br) foi apresentado aos profissionais, que elogiaram a iniciativa de ter um canal de comunicação mais dinâmico, informativo e interativo, com ferramentas como fórum de discussão que valorizam o debate e a discussão sobre temas pertinentes à profissão. “Buscamos estabelecer uma comunicação mais atuante e eficaz na integração deste Conselho com os seus profissionais e a sociedade em geral”, afirma o arquiteto e conselheiro do CAU/DF, Ricardo Costa.

Na solenidade, foram homenageados aqueles que lutaram por décadas para conquistarem um Conselho sólido, “exercido por profissionais com formação humanista, técnica e com compromisso ético”, segundo descreveu o presidente do Conselho, Alberto de Faria. Um vídeo institucional mostrou imagens de arquitetos e urbanistas que participaram ativamente na construção da história do Conselho, consolidada pela Lei n° 12.378. “Tal fato mostrou o reconhecimento da sociedade brasileira a um campo próprio de prática profissional, com um novo perfil de arquiteto e urbanista. Um profissional que não separa a prática da construção do projeto; que não separa a casa da cidade, que não separa o ambiente natural do patrimônio construído; que não separa da sua prática profissional o seu compromisso ético como cidadão”, definiu Alberto.

A noite reservou ainda uma homenagem à coordenadora do Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (Sinarq), Elza Kunze Bastos; ao ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Gilson Paranhos e ao arquiteto e urbanista Paulo Veiga, representado por sua esposa Maria Angélica Garcia.

Confraternização

Mais do que um evento solene de apresentação dos membros do novo Conselho, o 1° Encontro do CAU/DF representou um momento de confraternização entre arquitetos, urbanistas e a sociedade. Logo após a cerimônia oficial, os convidados foram recebidos em um coquetel realizado no deck do CCBB, animado pelo grupo de chorinho Tartaruga. “O Encontro foi sensacional. Estou muito entusiasmado com o nosso Conselho”, resumiu o gerente executivo e arquiteto da Caixa Econômica Federal (CEF), Carlos de Faria Coelho de Sousa. “O evento foi um marco para a comemoração da implantação do CAU/DF, oferecendo a oportunidade de confraternização aberta a todos os arquitetos do Distrito Federal”, resumiu os arquitetos Marco Galvão e Vera Braun Galvão.