A escolha do MAB para a realização do 2° Encontro do CAU/DF

O Museu de Arte de Brasília – MAB (localizado no Setor Hoteleiro Norte), local escolhido para a realização do 2° Encontro do CAU/DF, foi gentilmente cedido pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Atualmente, se encontra fechado para reformas, em processo de aprovação do novo projeto arquitetônico por meio de audiências públicas.

A escolha do MAB ocorreu por representar fielmente o conjunto arquitetônico e urbanístico da Capital Federal, sendo a intenção do CAU/DF valorizar um dos cartões-postais da cidade, cujo caráter histórico-cultural e patrimonial é de extrema importância. Além de integrar a história de Brasília – o local já foi Casa de Samba e refúgio de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) na época da ditadura militar –, o Museu apresenta características arquitetônicas bem peculiares e marcantes da cidade, como a presença de cobogós, de linhas retas, modernas e arrojadas.

Para que o espaço possa abrigar os convidados, os expositores e os colaboradores com segurança e conforto, o MAB passará por algumas intervenções estéticas e de infraestrutura. Entre elas, melhorias na fachada (pintura e iluminação), na área externa (pavimentação e pinturas de sinalização) e interna do pilotis do prédio, bem como a limpeza de jardins e plantio.