O Conselho de Arquitetura e Urbanismo é fruto de anos de luta e reivindicação dos profissionais por um conselho próprio. Em 2010, esse sonho se tornou realidade com a promulgação da Lei nº12.378, a qual atendeu os anseios de uma categoria em busca de reconhecimento. Um ano depois, o Conselho se organizou para, em 1° de janeiro de 2012, iniciar suas atividades em todo o país.

Desde então, o Conselho tem comemorado o feito com a realização do Encontro do CAU/DF. O evento tem como foco principal reunir Arquitetos e Urbanistas para que possa ser um evento de confraternização entre os profissionais, além de disseminador de ações institucionais para um público diferenciado, de alto nível intelectual e formador de opinião.

Em 2013, o 2° Encontro do CAU/DF apresenta a proposta de valorizar um patrimônio palpável – representado por obras e projetos arquitetônicos e urbanísticos – com um patrimônio não material, enraizado em práticas sociais consolidadas ao longo dos anos em Brasília. Estas formaram uma cultura diferenciada resultante da mistura de culturas de regiões como o nordeste, o centro-oeste e o sudeste do país.

Sob essa ótica, o 2° Encontro do CAU/DF visa continuar a contribuir com a sua política de valorização e preservação do patrimônio histórico-cultural de Brasília, tendo a figura da sociedade como o seu maior gestor. Diante disso, propõe a reflexão sobre a importância de uma cidade que possui um museu a céu aberto, composto por um complexo arquitetônico e urbanístico de reconhecimento e referência internacionais. Por outro lado, pretende sugerir uma reflexão sobre o aproveitamento dos espaços físicos por seus moradores, por meio do resgate da memória emotiva e sensorial dos seus convidados.

Dessa maneira, intervenções culturais irão explorar os cinco sentidos – audição, visão, olfato, tato e paladar. Algumas das atrações já estão programadas, entre elas apresentações de artistas plásticos, exposições, como a do novo projeto arquitetônico e urbanístico do Museu de Arte de Brasília (MAB), vídeo-instalações, estandes de expositores, entrega de brindes, entre outras atrações. Confira a programação completa.