Apresentação

Bem-vindos ao site oficial do 8º Encontro CAU/DF! Nesta edição, a interatividade virtual nunca foi tão requisitada e necessária para trocarmos ideias, referências e debatermos sobre o que importa neste momento de transformações sociais e de mudanças de comportamentos e atitudes coletivas e individuais. Em razão do isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19, este ano o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal realiza o 8° Encontro CAU/DF de maneira totalmente virtual, direto de um estúdio em Brasília (DF) e com transmissões ao vivo de Portugal e de outras partes do país. O evento promete trazer uma experiência única, inovadora e surpreendente a todos que participarem.

Sob o tema “Novos Caminhos”, serão quatro dias de evento – 24, 25, 26 e 27 de novembro –com a participação de três palestrantes por dia e um mediador acompanhando os trabalhos que ocorrerão das 17h às 19h, pelo canal do CAU/DF no Youtube. O primeiro dia enfocará o subtema “Arquitetura de Interiores”, que evidenciou ainda mais a sua importância nesse contexto de pandemia e quarentena, onde passamos a observar com mais atenção os nossos lares.

O segundo dia enfatizará os desafios da “Arquitetura Popular” e sua significância na orquestração de políticas sociais e habitacionais eficientes. O terceiro dia será dedicado ao “Urbanismo” e contará com a participação de um jornalista especializado em Arquitetura e Urbanismo, que se faz presente pela segunda vez em nossos Encontros. Por fim, o subtema “Arquitetura” será amplamente explorado por dois ilustres representantes de Portugal e uma do Brasil que estarão conectados com todos nós nesse novo formato de evento on-line.

Após as palestras, haverá um bate-papo com os convidados e a interação dos participantes pelo chat do canal do CAU/DF no Youtube. E como ocorre em todas as edições, este ano o Conselho prestará uma homenagem, no dia 27 de novembro, a profissionais cuja trajetória profissional e legado são reconhecidos local, nacional e mundialmente.

O Encontro CAU/DF é um evento tradicional, realizado anualmente pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, e que, este ano, conta com o apoio do Colegiado de Entidades Distritais de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU– CAU/DF) .e da Fundação Athos Bulcão.

PROGRAMAÇÃO

  • Dia 24/11 – Arquitetura de Interiores
  • 17h - Palestrante: Arq. Urb. Priscila Gabriel (Studiopippa)
  • 17h30 - Palestrantes: Arq. Urb. Elen Maurmann e Paula Otto (Arquitetura Nacional)
  • 18h - Palestrante: Arq. Urb. Suzana Glogowski (Studio MK27)
  • 18h30 – 19h – Debate sob mediação do Arq. Urb. Pedro Grilo
  • Dia 25/11 – Arquitetura Popular
  • 17h - Palestrante: Arq. Urb. Caio Santo Amore de Carvalho (Peabiru TCA)
  • 17h30 - Palestrante: Arq. Urb. Riva Feitoza (Arquitetura para o Povo)
  • 18h - Palestrante: Arq. Urb. Tiago Holzmann
  • 18h30 – 19h – Debate sob mediação da Arq. Urb. Laís Petra
  • Dia 26/11 – Urbanismo
  • 17h - Palestrante: Arq. Urb. Thiago de Andrade
  • 17h30 - Palestrante: Arq. Urb. Mônica F. Gondim
  • 18h - Palestrante: Raul Juste Lores (Jornalista)
  • 18h30 – 19h – Debate sob mediação da Arq. Urb. Gabriela Tenorio
  • Dia 27/11 – Arquitetura
  • 17h - Palestrante: Arq. Urb. Marta Moreira (MMBB Arquitetos)
  • 17h30 - Palestrante: Arq. Paula Santos (Paula Santos Arquitectura)
  • 18h - Palestrante: Arq. Gonçalo Byrne (Gonçalo Byrne Arquitectos)
  • 18h30 – 19h – Debate sob mediação do arq. urb. Daniel Mangabeira

Palavra do Presidente

Em um ano em que fomos surpreendidos por uma pandemia, onde tivemos que rever nossos conceitos de socialização e como indivíduos, foi preciso também adaptar a realização da oitava edição do Encontro CAU/DF para que o evento ocorresse de maneira segura para todos. Concebido previamente para ser presencial e promover a aproximação e a integração entre estudantes, profissionais e interessados em Arquitetura e Urbanismo, o 8º Encontro CAU/DF se adaptou. Aderimos às plataformas virtuais para tornar a sua experiência durante quatro dias de palestras sobre arquitetura e urbanismo, o mais seguro, agradável e prazeroso possível.

O isolamento social durante a quarentena nos fez refletir sobre o tema do evento deste ano, “Novos Caminhos”. A escolha pode incitar uma discussão sobre a realidade ou a necessidade de um “novo normal”. A arquitetura e o comportamento social do brasileiro serão efetivamente transformados com a pandemia? Desta vez, ampliamos as discussões com palestras sobre Arquitetura Popular, Arquitetura de Interiores e Urbanismo. O 8° Encontro CAU/DF, portanto, é a oportunidade que temos para mostrar aos profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, e à sociedade a amplitude do nosso campo de atuação e a importância do nosso trabalho.

A oitava edição do Encontro CAU/DF vem ainda marcar o encerramento da nossa gestão (2018-2020). Em 31 de dezembro, me despeço da presidência da autarquia federal com a sensação de dever cumprido. Tenho a convicção de que fizemos o melhor para dar aos profissionais e às empresas de Arquitetura e Urbanismo o reconhecimento, a valorização, o respeito e o aprimoramento necessários.

Para encerrar o ciclo de eventos nesta gestão e esperançoso de que o novo formato do Encontro CAU/DF agrade e atinja as suas expectativas, convido todos a participarem do nosso evento virtual que promete surpreender mediante a excepcional qualidade dos convidados nacionais e internacionais. Serão momentos de agradecimento, reflexão e troca de experiências que proporcionaremos a cada um de vocês.

Até lá!

Arq. Urb. Daniel Mangabeira
Presidente do CAU/DF

palestrantes

Arq. Urb. Tiago Holzmann

Arquiteto e urbanista graduado pela UFRGS em 1994 e ex-professor da Faculdade de Arquitetura na instituição no período de 1998 a 2000...

Leia mais

EVENTO: ON-LINE

Este ano, em razão da pandemia do COVID-19, a oitava edição do Encontro CAU/DF
será realizada totalmente on-line e transmitida ao vivo direto do estúdio da Party Creative Solution,
no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.