Apresentação

Depois do sucesso das últimas quatro edições, o 5° Encontro CAU/DF traz esse ano o tema Construir Possibilidades, com a proposta de reunir profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo para discutir sobre as infinitas oportunidades de contribuição para o desenvolvimento e planejamento arquitetônicos e urbanos.

Nesta edição, convidamos três escritórios renomados, com projetos e propostas diferenciados para as palestras – Bloco Arquitetos, Arquitetos Associados e Studio Arthur Casas. Após as apresentações, haverá um painel de debates com os palestrantes, sob a mediação do jornalista e colunista da Folha de São Paulo, Raul Juste Lores.

Será uma excelente oportunidade para ouvir e absorver experiências profissionais com escritórios de arquitetura e urbanismo que se destacaram no Brasil e no Exterior com seus projetos.

O 5° Encontro CAU/DF é um evento tradicional realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, com apoio do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU-DF) e, nesta edição, com a participação da Fundação Athos Bulcão (Fundathos).

PROGRAMAÇÃO

  • 14h00 - 15h00 Credenciamento
  • 15h00    Solenidade de Abertura
  • 16h00 - 16h30 Palestra Escritório Bloco Arquitetos
  • 16h30 - 17h00 Palestra Arquitetos Associados (Arq. Urb. Bruno Santa Cecília)
  • 17h00 - 18h00 Palestra Studio Arthur Casas (Arq. Urb. Arthur Casas)
  • 18h00 - 18h40 Painel de Debates, sob mediação do colunista do jornal Folha de São Paulo, Raul Juste Lores
  • 19h00 - 21h00 Coquetel de Encerramento

Palavra do Presidente

É com imenso orgulho que comunico a realização da quinta edição do Encontro CAU/DF e os convido para participarem de uma rica exposição e discussão em torno do tema Construir Possibilidades. Iremos receber palestrantes e convidados que se destacam no mercado local, nacional e internacional por seus projetos vanguardistas e revolucionários para a arquitetura e o urbanismo brasileiros.

Essa também será uma excelente oportunidade para que atuais e futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo reflitam sobre a sua importância como agentes da transformação diante do crescimento acelerado dos centros urbanos. Mais do que instigar os arquitetos e urbanistas a valorizarem o exercício de sua profissão, queremos os inserir na perspectiva de ultrapassar barreiras e traçar novos horizontes para suas carreiras.

Isso porque vivemos uma crise socioeconômica atual no país que nos obriga a sermos mais que observadores, mas visionários e inovadores em nossos propósitos, sendo verdadeiros protagonistas de um futuro promissor.

Neste 5° Encontro CAU/DF, propomos aos arquitetos e urbanistas e a toda a sociedade pensar em novas ferramentas e tecnologias para o desempenho das atividades, no uso de recursos criativos e sustentáveis na construção de espaços amplamente aproveitáveis, bem como em alternativas viáveis para projetarmos cidades mais habitáveis.

Portanto, convido vocês a acompanharem nossa programação que traz expoentes da arquitetura e do urbanismo. Sejam bem-vindos ao nosso 5° Encontro CAU/DF!

Arq. Urb. Alberto Alves de Faria
Presidente do CAU/DF

palestrantes

Painel de Debates sob mediação do jornalista

RAUL JUSTE LORES

BLOCO ARQUITETOS

O Bloco Arquitetos foi fundado em Brasília, em 2008. A proposta é refletir sobre a temporalidade, materialidade e permanência de cada projeto e sua relação com a herança arquitetônica da cidade...

Leia mais
ARQUITETOS ASSOCIADOS

Arquitetos associados é um estúdio colaborativo dedicado à arquitetura e urbanismo sediado em Belo Horizonte, MG, Brasil. O escritório trata cada projeto como um trabalho específico...

Leia mais
STUDIO ARTHUR CASAS

Com escritórios em São Paulo e Nova York, o Studio Arthur Casas atua em diferentes áreas, incluindo arquitetura residencial e comercial, edifícios, interiores, design e urbanismo, e tem projetos...

Leia mais

LOCAL DO EVENTO: Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB), Casa do Professor

A Casa do Professor abriga hoje, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (AdUnB). O projeto é do arquiteto e urbanista Nonato Veloso, que venceu um concurso aberto a professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB e a arquitetos e urbanistas que trabalhavam no campus, em 1999. No entanto, a edificação só começou a ser construída em 2003 e as obras finalizaram um ano depois. Localizada no campus da UnB (Gleba A) e próxima à L3-Norte, a Casa do Professor possui área construída de 764,21m2. O projeto respeita a escala e a horizontalidade do lugar. Ele traz paredes brancas, planta regular, vigas de concreto armado aparente na cobertura e empenas soltas que emolduram o edifício. No térreo, foi projetada uma galeria para exposições e eventos, além de áreas de apoio, como cozinha e almoxarifado. Subindo uma escada metálica, é possível acessar o pavimento superior, onde estão localizadas as salas de reuniões, de diretoria e o arquivo. Imagem: Cristiano Ramalho.

Galeria de imagens dos encontros passados

Subscribe to our newsletter